quinta-feira, 22 de março de 2012

ESCOLA INCLUSIVA

21 DE MARÇO Dia Internacional da Síndrome de Down
PASSO FUNDO,20 DE MARÇO DE 2012
Palavras de um vencedor
Meu nome é Wagner dos Santos Pinho.Nasci em Passo Fundo no dia 05de setembro de 1988, no Hospital São Vicente de Paulo.Meu pai se chama Valdir dos Santos Pinho e minha mãe Carla Aparecida dos Santos Pinho.Tenho três irmãos,duas meninas e um menino.As meninas são Raquel dos Santos Pinho e Pâmela dos Santos Pinho e meu irmão é Lucas dos Santos Pinho. Quando eu nasci já tinha muitos problemas, fiquei no hospital mais de seis meses e tinha problemas também nos pés.Tenho um grande sentimento porque o meu pai não me queria porque o doutor disse que eu tinha muitos problemas e tinha de fazer vários exames e fiz também uma cirurgia nos pés. Eu era bem pequeno e muito magro. Internei num hospital de Porto Alegre no Morro Santa Teresa.Eu fiz fisioterapia nos pés. Foi por Deus, minha avó e meu tio que eu sobrevivi e cresci. Ele cuidou de mim e não deixou meu pai me maltratar.
Fui crescendo,apesar dos problemas,ingressei na escola aos sete anos,chorei muito no primeiro dia de aula mas depois adorava ir à escola porque os colegas e os professores sempre me acolheram e eu me sentia bem. Não tenho palavras para agradecer por tudo o que fizeram por mim e até hoje continuam me ajudando.
A escola e a igreja são importantes para minha vida. Na escola e na igreja eu me sentia acolhido, pois eu precisava de carinho,amizade e amor.Queria estar longe das drogas e das confusões.Eu queria ser feliz. Foi na escola que aprendi muitas coisas, tive oportunidades, apesar das dificuldades que se apresentavam em minha vida.Também na escola enfrentei muitas barreiras.Lutei muito, houve momentos em que pensei em desistir. Mas com o apoio e incentivo de colegas, professores e amigos, enfrentei os obstáculos dia após dia. Reconheço que tenho dificuldades e sei que as oportunidades, sucessos e conquistas que tive, grande parte foi graças à inclusão. Tenho consciência das minhas dificuldades em relação aos meus colegas sei que meu ritmo para ler compreender e copiar é lento. Às vezes tenho vergonha, mas ao mesmo tempo tiro uma coragem sabe lá de onde. As pessoas fazem suas escolhas. Eu fiz a minha. Não escolhi o caminho das drogas e da delinqüência. Eu escolhi o caminho das letras, palavras, números, contas,histórias e fantasias que vivi no teatro da escola. Me considero um lutador e vitorioso. Uma grande pessoa, apesar do meu tamanho. Hoje compreendo que a inclusão é isso.Ela valoriza meu potencial e ajuda a melhorar minhas habilidades e superar minhas limitações, fazendo-me sentir um sujeito capaz, com direitos e deveres.
Quero agradecer e mostrar meu profundo carinho a todas as pessoas que acreditaram, confiaram e apostaram na minha pessoa.Sei que Deus está olhando por todos nós.OBRIGADO!

Wagner dos Santos Pinho

Hoje, 21 de março,é o dia das pessoas portadoras da síndrome de Down.Essas pessoas são especiais, mas no sentido intrínseco da palavra. São especiais porque têm uma tremenda força de vontade para superar seus limites.Enquanto uma pessoa dita normal luta para conseguir abrir seus caminhos, a pessoa com Down precisa lutar muitas vezes mais.São pessoas que não têm maldade no coração, porque não podem perder seu tempo com coisas mesquinhas.
Nossa escola teve a alegria e o privilégio de contar,entre seus alunos com um menino que é um exemplo de força de vontade e de superação. Trata-se de Wagner dos Santos Pinho,que temos o orgulho de termos sido sua professora.
Existem muitos outros, que como o Wagner lutaram e conseguiram seu lugar numa sociedade que, graças a Deus, está aprendendo a dar-lhes o valor que lhes é devido.

Sem comentários:

A ESCOLA

A minha foto
A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, está localizada na cidade de Passo Fundo,RS e abrange o maio número de alunos do ensino fundamental... A Escola Municipal São Luiz Gonzaga, iniciou suas atividades em 1967, numa construção de madeira atendendo aproximadamente 50 alunos...

UMA ESCOLA PARA TODOS

UMA ESCOLA PARA TODOS